Uma forma descontraída e objetiva de tratar assuntos da Doutrina.

A cada assunto tratado, "ouvir" as opiniões através dos comentários dos colegas, mas principalmente, abrir espaço para
que pessoas que desconhecem ou têm um juízo errado do Espiritismo, possam ter estes primeiros contatos. Nossa intenção
não é ensinar, mas sim, dividir experiências e discutir, em alto nível os mais diversos assuntos.
Assim, ratificamos os nosso convite:

Vamos conversar sobre o Espiritismo ?

A, mais ou menos, cada 15 dias um novo capítulo. Participem!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estudando André Luiz em "Acão e Reacão" , capítulo 10 - Entendimento

Na noite seguinte, Silas, André e Hilário vão ao encontro de Clarindo e Leonel , na casa de Luís. As mudancas no comportamento dos irmãos eram visíveis e animadoras.Os relatos de Silas os tocaram profundamente .
Luís, por sua vez, seguia comentando com outros amigos os mesmos assuntos da véspera, mas estes já não mais atraíam a sintonia de Clarindo e Leonel, que convidados por Silas, volitaram  em direcão a um  grande hospital em cidade terrestre. Buscavam notícias de Laudemira junto à Ludovino, dirigente espiritual responsável por algumas reencarnacões  sob responsabilidade da Mansão da Paz. A paciente em questão merece todo o cuidado pois está sujeita à acão de espíritos que a perseguem e que a influenciam negativamente em sua gravidez.
Uma cesariana agora , atrapalharia futuras gestacões. Silas explica que a assistida sofre agora as acões de espíritos que foram por ela prejudicados  noutros tempos e que agora ela os recebe como filhos.  A acão magnética de Silas, auxiliado por André e Hilário e agora, também por Clarindo e Leonel tiveram êxito. Silas esclarece a ligacão de Laudemira com fatos ocorridos há cerca de cinco séculos, na corte de Joana II , Rainha de Napoles, ocasião em que usou de vaidade, leviandade, domínio, prazeres, dissipacão, arrastando homens  e mulheres  à desgraca e  infortúnio , destruindo lares . Permaneceu após o desencarne por  mais  de cem anos nas trevas mais densas  perseguida por inimigos dispostos a não perdoarem . Reencarnou por quatro vezes e a cada reencarnacão e desencarnacao não solvia de vez seus débitos. Hilário então pergunta por quê não sofrer tudo no plano espiritual e resolver de vez a questão ? Silas argumenta que, apesar de a  cada retorno dela à carne, conseguir um pagamento parcelado de seus débitos, esta também criava  novos débitos, inclusive matando por afogamento uma pequena crianca, para vingar os maus tratos a que era submetida numa destas ocasiões. Na atual situacão, tem condicoes de receber cinco destes espíritos como filhos atenuando sobremaneira seus compromissos. Silas aproveita a ocasião não só para incorporar novos meios de firmar conhecimentos médicos que lhe serão imprescindíveis em encarnacão futura, mas também para despertar nos irmãos Clarindo e Leonel novos estímulos de elevacão moral. Eles, então,  passam a contar suas particularidades. Clarindo relata seus planos frustados por Antonio Olimpio, quanto ao reduto agrícola,  que aniquilara seus sonhos tornando-os em pesadelos. Clarindo chorou mostrando transformacão. Leonel conta da sua paixão pela música. Amante das obras de Beethoven , já brilhava como pianista. Reconhece que pela lógica da lei Divina,
não fora submetido à morte sem uma razão anterior, o que por outro lado não diminuía a responsabilidade de Olímpio. Lamenta  o despertar do remorso e arrependimento,  apenas  depois de ter, de alguma sorte , complicado-se com a morte de Alzira. São  convidados a refletir.
Enquanto isso, de volta à Mansão, Silas mostra-se otimista e feliz com o desfecho que se aproximava.Os irmãos seriam convidados a um entendimento com Alzira , de quem seriam filhos.Os  preparativos desta empreitada durariam  vinte e cinco anos para que a reeducacão e os valores morais se lhe fixassem de modo seguro. Hilário questiona quanto ao retorno de Olímpio  e Silas   explica que , por questões obvias no caso,  o marido de Alzira virá antes, terá mais dificuldades a enfrentar ,com objetivo claro de ressarcir aos irmãos tudo que lhes
tomara. Alzira por sua vez cresceu espiritualmente o suficiente para entender perdoar e auxiliar. Superou o drama da própria morte no lago com olhos de quem entendeu o porque e seguiu em frente.
Na noite seguinte, Alzira entende -se com Silas para comparecer ao lago na hora exata em que desencarnara, acompanhada de duas cooperadoras da casa.
Silas, André e Hilário chegavam à casa de Luís , onde Clarindo e Leonel os aguardavam. Antes, e volta ao hospital,  Silas atendeu com passes magnéticos Laudemira e seu filho recém-nascido.Mais uma etapa deste caso estava concluída com êxito.
Dirigindo-se posteriormente à uma casa onde um velhinho simpático,Paulino, desencarnado assistia ao filho engenheiro. A pedidos de Silas,  Paulino influencia o filho a colocar um disco com composicão de Beethoven.
(Pastoral - 6a.Sinfonia, assista e ouca  na barra lateral)
Por influência mental de Clarindo, percebia-se a invasão completa da natureza com toda sua exuberância e a paixão de Leonel pela música completava o quadro de emocões. Saíram todos maravilhados. Era noite de lua cheia. Foram em direcão ao lago. Clarindo comeca a relatar a morte de Alzira aos prantos. Silas ouve pacientemente, explica a necessária catarse para o alívio de Clarindo e os convida a estarem de volta em uma nova família junto a Alzira. Ambos lamentam e demonstram extrema dor ao relembrarem da morte  a que submeteram a cunhada num ato de loucura. Sentindo o clima favorável em instantes após breve ausência., Silas traz  consigo Alzira em roupa cintilante. Ambos caem de joelhos tentando pedir perdão, mas ela se antecipa e em ato de extremo amor se coloca como cúmplice do ato do marido Olímpio. Abre seu coracão, agora materno, pronta para recebê-los como filhos amados  tendo Antonio Olímpio como pai,  e restituir-lhes tudo o que haviam perdido.
Os irmãos erguem-se como criancas e lindo brilho expandia-se à partir do tórax de Alzira. Muita emocão, mais uma vez. Pouco tempo depois adentravam à Mansão. André beija as mãos de Silas em sinal de respeito e agradecendo ao Mestre Jesus as licões preciosas.

Um comentário:

  1. O Pai Bondoso nos dá o tempo, que é a oportunidade de refazermos quantas vezes for necessário o caminho mal trilhado, até chegarmos à Luz. O tempo é instrumento de crescimento. Fiquem na Paz de Jesus. Abcs.Irene

    ResponderExcluir