Uma forma descontraída e objetiva de tratar assuntos da Doutrina.

A cada assunto tratado, "ouvir" as opiniões através dos comentários dos colegas, mas principalmente, abrir espaço para
que pessoas que desconhecem ou têm um juízo errado do Espiritismo, possam ter estes primeiros contatos. Nossa intenção
não é ensinar, mas sim, dividir experiências e discutir, em alto nível os mais diversos assuntos.
Assim, ratificamos os nosso convite:

Vamos conversar sobre o Espiritismo ?

A, mais ou menos, cada 15 dias um novo capítulo. Participem!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estudando André Luiz em "Ação e Reação" , capítulo 15 - Anotações oportunas

André  e Hilário  não perdiam a oportunidade de aprofundarem os estudos que o caso de Ildeu e Marcela ofereciam. E assim, logo que chegaram à mansão, buscavam Silas para maiores esclarecimentos.
Silas, elucidando o questionamento de Hilário sobre uma abordagem da psicanálise clássica para o caso de Roberto e Marcela (complexo de Édipo)*, explica que maior abrangência e profundidade espiritual, teria conseguido Freud se tivesse expandido seus estudos em face da reencarnacão. Obedecendo, porém, ao pragmatismo científico,  Freud deteve-se à  análise de aspectos puramente fisiológicos. Neste ângulo de visão, tanto  Márcia e Sonia quanto Roberto estariam vivenciando processos automatizados de comportamento adquiridos nesta mesma encarnação, mas na realidade, segundo Silas, filho e mãe, pai e filhas, traziam em si,  simpatias  e afinidades de reencarnação pretérita.
Quanto à amnésia infantil valorizada por Freud, o instrutor Silas lembra do próprio processo de  esquecimento a que o espírito reencarnante é submetido. Manifestará aí, de forma instintiva, simpatia , lembranças e opiniões que povoarão temporariamente a mente em formação e amadurecimento. Mais tarde, com o envelhecimento, novas vivências serão experimentadas, já sob influência  do desgaste da máquina física. 
A seguir Silas tece longas considerações a respeito do sexo como expressão viva do amor infinito de Deus  em toda a sua  Criação: "...desde os princípios subatômicos à atração dos astros, porque então, expressará força de amor ...".  Considera que pelo princípio de atração, o Amor de Deus se manifesta, nos mais diversos aspectos e das mais diversas formas. Que o sexo não pode estar ausente no reino espiritual, posto que é substancia mental . Não representa uma energia fixa da Natureza influenciando a alma, e sim , uma energia variável da alma, que com ela trabalha a Natureza que a envolve, aprimorando a si mesma . É uma força do Criador na criatura com vistas a expansão de amor e luz, condicionada à lei de responsabilidade.
Tecendo considerações à respeito do sexo como, apenas, manifestação erótica, como procura de prazer e de fixação nos aparelhos genitais, masculino e feminino,  Silas considera estes aspectos 
nivelados com experiências primárias do espírito. Saindo obrigatoriamente do campo erótico ao se elevar espiritualmente, buscam-se outras formas  mais nobres de prazer: "Temos assim o prazer de ajudar, de descobrir, de purificar, de redimir, de iluminar, de estudar, de aprender , de elevar, de construir e toda uma infinidade de prazeres"...
Os lares onde as uniões possibilitarão a reencarnacões de almas necessitadas de aperfeicoamento são abencoados e também  merecem  todas as atencões da Providência Divina . O entendimento entre espíritos afins produz progresso, iluminacão, crescimento e aproximam a Humanidade do Céu. O empreendimento de Jesus: a maior cometimento de amor no mundo.
Silas, a pedidos de Hilário e André, aborda o tema "sexo" sob o ponto de vista dos comprometimentos que à partir do seu desregramento, homens e mulheres adquirem.
Todos os nossos atos infelizas geram consequencias  de mesmo naipe e necessidade de reparacão.
Os desequilíbrios gerados na carne repercutem na vida espiritual. Quanto mais esclarecido o espírito sobre o seu deslize, mais pungentes a sua dor e sede de reparacão.  
Hilário fala das falhas do campo genésico e dos males profundos da "crueldade mental que praticamos em nome do amor ". Silas explica as leis de acão e reacão a que todos estamos sujeitos e descreve toda lista de atitudes infelizes que homens e mulheres são obrigados e responder. Tormentos infernais na vida espiritual e monstruosidades  na vida terrena. Reencarnacãoes  repercutindo homicídio, infanticídio, loucura, suicídio,  falência, esmagamento dos outros geram  as
"vítimas da mutilação congênita, da alienação mental, da paralisia, da senilidade precoce, da obsessão enquistada, do câncer infantil, das enfermidades nervosas de variada espécie, dos processos patogênicos inabordáveis e de todo um cortejo de males decorrentes de trauma perispirítico que, provocando desajustes nos tecidos sutis da alma, exige longos e complicados servicos de reparação a se exteriorizarem com o nome de inquietação, angústia, doença , provação,desventura, idiotia, sofrimento e miséria."
Quase finalizando, Silas fala ainda da inversão de sexo, quando aviltando irresponsavelmente o
sexo em si mesmo ou em outro, se vê obrigado a reencarnar em sexo oposto ao de costume, para que neste outro possa sentir todos os revezes morais e físicos que impôs a outros.
O aborto também é abordado, e toda a sorte de repercussões que está sujeita, não só aquela que o
 pratica em si mesma, mas também aqueles que, de uma ou outra forma, o incentivam, financiam ou executam. Diversas doenças  se lhe repercutem na área genésica, quais sejam, a metrite, o vaginismo, a metralgia, enfarte uterino, câncer. Matriz comprometida, receberá "cópias" igualmente comprometidas moralmente: será mãe, recebendo em seu ventre os que já foram suicidas e criminosos.


Enfim, companheiros, que lições essas que nos são proporcionadas por André Luiz/ Chico ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário